Há algumas semanas atrás postei uma matéria falando sobre a trilha sonora de Itaewon Class, como eu já havia dito, dorama nunca foi a minha praia, mas eu realmente gostei da trilha sonora e fiquei tentada a conhecer mais sobre esse drama. Então me propus a tentar assistir, até porque não me custava nada e a história parecia ser bem interessante.
Mas antes que você continue a ler, é melhor eu avisar que posso dar pequenos spoilers sobre o drama, então se você ainda não viu, trate de fechar imediatamente esta janela e entrar no app da Netflix. 😀
Baseado na webtoon de mesmo nome, “Itaewon Class” é um drama sobre jovens que se unem diante da sua teimosia, paixão e bravura juvenil. Nas ruas estreitas de Itaewon, eles iniciam sua própria revolta incipiente contra uma sociedade irracional, enquanto perseguem seus sonhos e a liberdade de viver de acordo com suas próprias convicções.
Sinopse: Começamos acompanhar Park Sae Ro Yi (Park Seo Joon) em seu primeiro dia de aula em um novo colégio, onde ele bate no “colega” Jang Geun Won (Ahn Bo Hyun), porque este sempre praticava bullying contra outro colega de classe. Contudo o provocador é filho do poderoso Jang Dae Hee (Yoo Jae Myung) CEO da empresa Jangga, onde o pai de Sae Ro Yi trabalha há mais de 10 anos, ele exige que Sae Ro Yi se desculpe, mas ele se recusa. E por conta de sua recusa, Sae Ro Yi é expulso do colégio e seu pai é demitido. A partir desse momento, a vida de Sae Ro Yi muda completamente.
Park Seo Joon estrela o drama como Park Sae Roy, um jovem rapaz revoltado com a morte do pai e inconformado de ver tanta injustiça e corrupção, se tornou um empreendedor intransigente e armado apenas com suas convicções e sua raiva, Park Sae Roy explode em Itaewon e corajosamente enfrenta o conglomerado da indústria de alimentos Jangga. Sobre este personagem eu senti tanta coisa, fui levada a vários patamares de emoções ao ver cada episódio, orgulho, raiva, inveja pela coragem destemida, mas principalmente comecei a torcer avidamente pelo sucesso do plano do personagem mesmo não sabendo as proporções.
Pra mim uma das frases mais marcantes ocorreu logo no primeiro episódio, Park Sae Roy se recusou a aceitar uma injustiça, defendeu uma pessoa que nunca havia visto na vida e teve o rumo da sua vida mudado completamente. Ao ser acuado ele afirmou o seguinte: “Quando se faz algo errado, é justo que se receba uma punição. Foi isso que meu pai me ensinou”, e esta frase definiu todo o objetivo de Park Sae Roy no decorrer da trama.
Além de toda a determinação do personagem na trama ainda temos um triângulo amoroso envolvendo Park Sae Roy com as personagens abaixo listadas:
Jo Yi Seo (interpretada pela atriz Kim Da Mi) uma garota impulsiva, inteligente, determinada, uma celebridade da internet, e alguns diriam até maluca, esses são alguns dos possíveis adjetivos para Yi Seo, que se apaixona perdidamente por Sae Ro Yi. Ajuda-lo em sua escalada para se tornarem a empresa nº 1 da Coréia do Sul é seu objetivo.
Oh Soo Ah (interpretado pela atriz e cantora Kwon Nara), é o primeiro amor de Park Sae Ro Yi. Ela foi abandonada por sua mãe, e cresceu em um orfanato onde ela se aproximou do pai de Sae-ro-yi. Com o passar do tempo se torna amiga dele e algum tempo depois se apaixona por ele. Super competente no âmbito profissional, ela está sempre tendo que provar sua lealdade a Jangga, o que lhe traz vários conflitos, pois fica dividida entre o sucesso profissional e seu amor por Sae-ro-yi.
E claro, não podia faltar vilão egocêntrico do dorama, representado pelo personagem Jang Geun Won. Se você assistir Itaewon Class e não quiser bater no personagem interpretado pelo ator/modelo Ahn Bo Hyun, volte imediatamente para o primeiro episódio e assista tudo de novo. Brincadeiras à parte, Geun Won é mimado, egocêntrico e irresponsável, mas também é o primeiro filho do CEO Jang e herdeiro legítimo do Grupo Jangga. No quesito amoroso, ele têm um amor platônico durante anos por sua ex-colega de ensino médio Oh Soo Ah. Já viu que isso é um dos motivos para a sua implicância constante com Park Sae Ro Yi.
A representatividade também é abordada neste dorama, um assunto muito delicado já que a Coreia do Sul ainda é um país conservador e homofóbico, e assim como em outros lugares, a homossexualidade por vezes é tratada como doença ou desvio comportamental. Se assumir está longe de ser uma opção para os idols, uma vez que isso pode acabar com suas carreiras e destruir seus sonhos.
Mas Itaewon Class quebra várias barreiras de preconceitos do dia a dia, trazendo à tona os dramas vividos no cotidiano de muitas pessoas, tais como, racismo, abuso de poder e transfobia. Além disso tanto os personagens principais e secundários nos apresentam histórias difíceis, delicadas mas que nos fazem refletir sobre muitos aspectos da nossa própria vida.
Porém se está a procura de um romance fofíssimo, com muito mel e açúcar, o dorama Itaewon Class não é o mais indicado, mas se você deseja abrir sua mente, quebrar barreiras, e se emocionar com histórias de superação, pode assistir sem medo de se decepcionar.
Considerações Finais
Como conclusão o que eu tenho a dizer a vocês é que esse dorama é emocionante, ele aborda cada personagem de forma única, te prendendo do início ao fim. Sofri com cada novo obstáculo que Park Sae Ro Yi teve que enfrentar, mas também vibrei com cada conquista alcançada.
Valeu a pena cada minuto assistido, pois com ele aprendi algumas lições que guardei no coração. Mostra que independente das adversidades, você não deve desistir dos seus sonhos. Terminei Itaewon Class com a sensação de que posso tudo, e com a minha primeira OST favorita.
PKB PONTUAÇÃO: ★★★★★
USUÁRIOS DO GOOGLE QUE GOSTARAM: 97%
Por Amanda Aparecida
[…] não estar bem foi exatamente uma das obras de arte que a Netflix nos entregou este ano ao lado de Itaewon Class. É basicamente um drama para você cair em lágrimas e se divertir com alguns alívios cômicos, […]