Recentemente, o grupo de garotas novatas ANS revelou que sete dos oito membros entraram com ações judiciais para rescindir seu contrato com a agência. Este grupo de garotas relativamente novo ganhou as manchetes recentemente, quando uma de suas integrantes, Haena, alegou que havia sido intimidada pelo resto das integrantes.

Este membro postou uma foto preta com uma legenda expondo seus membros no início deste mês. Desde então, foi revelado que os demais sete membros rescindiram seus contratos com a agência.

No dia 20 de agosto, todas as postagens em seu fansite oficial foram deletadas, exceto a declaração feita pelos sete membros.

A declaração completa diz:

“Olá, aqui é ANS.

Olá, aqui são Lina, Royeon, Dalyn, Raon, Bian e Dam I da ANS. Estes são os sete membros, exceto Haena.

Em primeiro lugar, queremos nos desculpar com nossos fãs que nos deram muito amor, mas estavam preocupados com as notícias recentes da mídia.
Queremos compartilhar a situação atual com todos os nossos fãs porque pode haver fãs que estão preocupados e não entendem a situação em que estamos.

Primeiro, todos os sete membros, exceto Haena, solicitaram a rescisão de nosso contrato com a agência por meio de um representante legal.
O que acreditamos é que o problema entre nós e a agência está relacionado ao problema com Haena. Além disso, acreditamos que é nossa responsabilidade compartilhar com todos sobre cada uma de nossas posições e circunstâncias pessoais. Embora seja algo vergonhoso, queremos compartilhar com vocês os acontecimentos e situações atuais.

Nossa agência, ANS Entertainment, dispensou quase todos os seus funcionários uma vez em março e uma vez em abril. Eles demitiram os funcionários que cuidavam de nós, incluindo nosso gerente. Portanto, estávamos sem gerentes.

No dia 14 de junho, a agência fechou seu escritório e ficamos sem prédio da empresa. Além disso, mudamos nossa pensão de Shinsadong para Gimpo. Desde então, não tínhamos sequer um estúdio de prática.

Como não tínhamos gerente, tínhamos que entrar em contato e planejar nossos horários. Nós também administramos os fansites nós mesmos e agimos como se uma equipe estivesse administrando isso. Deram-nos um veículo para viajar, por isso alguns de nossos membros tiveram que viajar de táxi.

Em meio a todas essas situações, realizamos um fanmeeting no dia 20 de junho. Assim como todos os nossos fãs sabem, houve pequenos e grandes erros e acidentes. O fanmeeting teria sido uma bagunça se não fosse por todos os funcionários que já estavam demitidos mas vieram nos ajudar.

Isso é algo vergonhoso, mas nenhum de nossos membros foi capaz de receber aulas de canto, e cada um de nossos membros recebeu apenas 10.000 KRW (~ 8 USD) por dia para nossas refeições. Isso nem mesmo foi dado a nós durante os fins de semana.

Na verdade, não recebemos nenhum suporte ou gerenciamento. Havíamos solicitado à agência pelo menos aulas de canto, mas a agência rejeitou nosso pedido, alegando que não tinha dinheiro para isso.

Nós entendemos a situação difícil devido ao surto de corona, mas a agência nos negligenciou demais. Além disso, não podíamos simplesmente ficar paradas pensando nos fãs que têm muitas expectativas de nós.

Para tanto, contratamos um representante legal e enviamos comunicado à agência solicitando o cumprimento do contrato que fizemos – contratação de gerente para o grupo, espaço para escritório da empresa, aulas de dança e canto. Solicitamos à agência que entregasse as medidas cabíveis em até 14 dias ou entraremos em ação judicial pela quebra de contrato. No entanto, a agência não fez as medições adequadas de nossa solicitação. Em vez disso, eles ligaram para uma das mães de nossos membros e nos ameaçaram dizendo: “A agência não fez nada de errado. Vamos pegar os membros com bom humor e deixar o resto apodrecer como lixo. Criaremos uma lista negra para que eles possam fazer nada nesse campo. Vamos deixá-los tão deprimidos que não poderão fazer nada, exceto ficar em casa.

Em resposta a isso, não poderíamos mais suportar. É por isso que comunicamos à agência a rescisão dos nossos contratos.

Foi então que surgiu o problema com Haena.

No provável momento em que enviamos a declaração à agência, a agência começou a falar sobre o assunto com Haena. Logo depois, a agência nos notificou que Haena havia sido internada no hospital e nos disse para visitá-la. Pouco antes de enviarmos a carta de rescisão com a agência, o conteúdo visto nas matérias foi postado no Instagram da Haena.

Na verdade, o relacionamento entre nós e Haena não era ruim. Em nossas opiniões, não tivemos nenhum problema especial com Haena.

Haena ingressou na ANS em dezembro de 2019. Ela era a integrante mais jovem do nosso grupo e estava cursando o ensino médio na época. Este ano, o nosso grupo não conseguiu promover tanto devido às circunstâncias da empresa. Portanto, não passamos muito tempo com ela.

O único conflito que tivemos com Haena foi quando a convencemos a voltar para a escola, quando ela decidiu não ir mais depois de fazer o teste para o coronavírus.

Havia uma pessoa que testou positivo para o vírus no cibercafé onde Haena tinha ido. Portanto, Haena recebeu o teste em 29 de maio. Felizmente, Haena deu negativo e as autoridades de quarentena notificaram-na para ficar em quarentena por mais três dias.

Durante esse período, estávamos cuidando dos avisos da escola de Haena quando recebemos um telefonema da professora da sala de aula de Haena. A professora de Haena nos disse em 8 de junho que Haena não havia retornado à escola mesmo depois dos três dias adicionais de quarentena e não contatou a escola para dizer o motivo de sua ausência.

A professora nos revelou que Haena havia faltado muitos dias letivos com a desculpa de promover com o grupo e a agência. Ela até contou para a escola no dia das fotos da formatura que tinha horário de trabalho na agência e não compareceu à escola. Quando voltamos, não tínhamos nenhuma programação no dia da fotografia da formatura.

Foi então que ligamos para Haena em um café e contamos a ela a conversa que tivemos com sua professora. Perguntamos o que estava acontecendo e ela não conseguiu responder com clareza. Ela disse que era seu problema pessoal. Nossos membros continuaram a repreendê-la que mentir não é bom e a discutir conosco se ela tivesse algum problema. Nós a encorajamos a se sair melhor no futuro e não xingamos nem erguemos a voz para ela.

Para ser honesto, esse tipo de gerenciamento deveria ter sido feito pela agência, mas tínhamos que gerenciar a frequência escolar de Haena também, porque a agência não o fazia.

No dia seguinte, Haena contatou um de nossos membros e disse a ela que Haena estava sofrendo de problemas mentais. Haena afirmou que gostaria de conversar com seus pais antes de tomar qualquer decisão. Dissemos a ela que todos respeitamos Haena em sua decisão e nos contaria depois de falar com a agência. No entanto, Haena parou de responder a qualquer um de nós depois disso.

Então, em 12 de junho, ela contatou dois membros dizendo ‘Estou em um estado mental difícil, então não pude responder. Eu sinto Muito. Entrarei em contato com você assim que melhorar. ‘ Essa foi a última mensagem de Haena conosco.

Haena nem compareceu ao fanmeeting que aconteceu no dia 20 de junho e passamos por dificuldades tentando mudar a coreografia para preencher a ausência de Haena.

Então, a empresa nos notificou depois de enviarmos a declaração de que Haena fora ao hospital por nossa causa. Disseram-nos para irmos ao hospital visitar Haena, mas temíamos que a agência pudesse planejar algo contra nós. Então, ficamos com medo e nem conseguimos entrar em contato com Haena. Felizmente, não havia nada muito sério com Haena e nos disseram que ela foi mandada para casa. Ficamos aliviadas ao ouvir a notícia.

Na verdade, Haena estava passando por momentos difíceis por causa do futuro incerto devido às circunstâncias da agência. Ela também revelou que estava com dificuldades financeiras, pois não recebíamos nenhum apoio financeiro da empresa.

Todos os nossos membros não têm nenhum mal-estar em relação a Haena, nem tínhamos antes. Queremos resolver qualquer mal-entendido que tenhamos entre Haena, falando abertamente com ela.

No entanto, o problema com Haena ocorreu bem na época em que ocorreu o problema com o contrato. Quando olhamos para a época em que a agência falou mal de nós e nos ameaçou, suspeitamos que a agência usou Haena para obscurecer a questão do contrato.

Fãs! Recebemos muito amor transbordante de todos vocês.
Pedimos desculpas por tê-lo deixado preocupado com essa situação. Nós rescindimos o contrato com a agência atualmente. Ninguém sabe o que acontecerá conosco no futuro e estamos em um estado de incerteza.

Mesmo se continuarmos nossas carreiras na indústria do entretenimento, não temos certeza se todos podemos continuar como uma equipe. Sabíamos que isso aconteceria, mas não tínhamos escolha a não ser rescindir nosso contrato com a empresa. Esperamos que nossos fãs possam entender e prometemos que tentaremos voltar para você com nossa identidade melhorada.

Muito obrigada

20 de agosto de 2020

Atenciosamente,
Lina, Royeon, Dalyn, Raon, Bian e Dam I da ANS.”