Rose, do BLACKPINK, se tornou a primeira artista feminina em 19 anos a se tornar uma vendedora de meio milhão ao ultrapassar as vendas cumulativas de álbuns de mais de 500.000 cópias.
De acordo com a YG Entertainment, em 21 de abril, o álbum solo de Rosé,“-R-“, que foi lançado em três formatos – CD, LP e KiT – vendeu um total de 502.447 cópias.
Esta é a primeira vez em cerca de 19 anos que uma artista solo coreana consegue vender meio milhão de cópias. A última vez que isso ocorreu foi em 2002, quando “No. 1” da BoA ultrapassou 500.000 cópias. Este também é um dos resultados de maior sucesso na indústria da música em comparação com os principais grupos femininos da década de 1990.
O álbum solo de Rosé, “-R-“, teve pedidos de mais de 500.000 cópias durante o período de pré-venda, anunciando uma sensação. Na verdade, o primeiro álbum solo de Rosé alcançou mais de 440.000 cópias vendidas durante as primeiras vendas, mostrando uma rara presença como artista solo feminina.
Rosé do BLACKPINK ultrapassou o mercado musical coreano, mas fez sucesso no mercado musical global com seu single solo “-R-“. A faixa-título “On The Ground” liderou as paradas de músicas do iTunes em 51 países, incluindo os Estados Unidos. A faixa também ficou no topo da Billboard Global 200 e da Global YouTube Song Chart.
Além disso, Rosé foi oficialmente listada em duas categorias do Guinness World Records com “On The Ground”, já que se tornou a primeira artista solo coreana com mais visualizações no YouTube em 24 horas e a primeira artista coreana a ocupar o primeiro lugar no Billboard’s Global 200 Chart como ambos artista solo e como grupo.