A partir da segunda metade de 2021, as celebridades que estão sob investigação criminal ativa não poderão “escapar por meio do alistamento”.
De acordo com reportagem da KBS WORLD, uma cartilha foi publicada pelo Ministério de Estratégia e Finanças no dia 28, afirmando que a mudança irá ocorrer a partir do segundo semestre ainda deste ano, e que a data para o alistamento militar obrigatório para celebridades que estão sob investigação será adiada a pedido do titular da agência de investigação.
Vale lembrar que Seungri, ex-integrante do BIGBANG, estava sendo investigado pelo escândalo da boate Burning Sun, sob a acusação de mediar a prostituição e jogos de azar. E em meio ao julgamento, o ex-idol se alistou no exército. Além disso, também temos o ator Lee Seo Won que também se alistou no serviço militar obrigatório enquanto estava sendo julgado por assédio sexual e intimidação.
A mudança se dá devido a uma preocupação que só vem aumentando de que essas celebridades optaram por se alistar para evitar a punição por seus crimes, ou seja, alistamento para escapar.
A partir do segundo semestre, se alguma celebridade se alistar e estiver em meio a uma investigação por atos criminosos no qual poderá ser punido com prisão, o chefe da agência de investigação pode solicitar o adiamento da data de alistamento aos militares por até um ano.