Relatório do Duolingo revelou que o coreano é uma das línguas que mais cresce no app e os principais motivos pelos quais os alunos estudam o idioma

Não é novidade que a cultura sul-coreana, principalmente o gênero musical K-Pop e as séries do país, conhecidas como K-Dramas, são um fenômeno mundial, com milhões de fãs. Mas a sua popularidade também está fazendo com que o idioma coreano seja procurado por cada vez mais pessoas.

De acordo com o relatório anual sobre o aprendizado de idiomas global do Duolingo – app educacional #1 do mundo – em 2022 o coreano foi o 7º idioma mais popular na plataforma e uma das línguas que mais cresceu em diversos países como Argentina, Alemanha, Índia e também no Brasil.

Com mais de 77 milhões de falantes no mundo, o coreano é o 13º idioma mais falado do planeta, e no ano passado, o Duolingo registrou um aumento de 29% em usuários ativos mensalmente no curso de coreano para falantes de inglês (o curso ainda não está disponível para falantes de português). Isso acontece mesmo apesar do fato de o coreano poder ser difícil de se aprender, especialmente para quem fala inglês ou português, já que tem o seu próprio alfabeto (hangul), e a estrutura das frases segue a ordem sujeito-objeto-verbo, e não sujeito-verbo-objeto, como usamos.

Ao analisar os principais motivos escolhidos pelos alunos para estudar a língua na plataforma, viagem e cultura são alguns dos mais citados, o que evidencia a influência da indústria do entretenimento coreano nos padrões de aprendizado de idiomas.

No Brasil, os estudantes de coreano são mais propensos a serem multilíngues. Em média, eles estudaram três idiomas no Duolingo no ano passado – isso significa coreano *e* outros dois! Isso é mais do que os brasileiros que estão estudando inglês ou espanhol. Além disso, os usuários paulistas são os mais dedicados do país: quando se trata dos alunos do curso de coreano do app que passam mais tempo estudando, São Paulo é o número 1 no Brasil, seguido pelo Acre (#2) e Paraná (#3).

“Um dos principais motivadores ao se aprender um idioma, é complementar o estudo com coisas que você gosta, como assistir filmes e séries e escutar músicas na língua que está aprendendo. No caso do coreano, é curioso notar que acontece o movimento contrário, em que o interesse pelo K-Pop e pelos doramas faz com que pessoas no Brasil e no mundo tenham interesse em começar a estudar o idioma, o que também é uma forma de se conectar com a cultura da Coreia do Sul, por meio dos recursos linguísticos”, diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.

O curso de coreano para falantes de inglês é gratuito e pode ser acessado em duolingo.com.

Sobre o Duolingo

O Duolingo é a plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo. O app faz o aprendizado de um novo idioma divertido com lições curtas que se assemelham a um jogo. A missão da empresa é desenvolver a melhor educação do mundo e torná-la universalmente disponível. O Duolingo oferece mais de 100 cursos em 41 idiomas diferentes, desde espanhol, francês, alemão e japonês até Alto Valiriano e Klingon. O Duolingo está disponível para iOS, Android e em www.duolingo.com.

One thought on “Duolingo: K-Pop e K-Dramas impulsionam o interesse pelo idioma coreano no Brasil e no mundo”
  1. A cultura sul coreano está mesmo invadindo o mundo, na verdade já invadiu. O duolingo é muito bom, é fantástico aprender falar uma nova língua. Embora curso de inglês ainda seja o mais popular no mundo não custa nada se arriscar em aprender um idioma mais complicada como é o caso das línguas orientais

Os comentários estão encerrados.