O KPOP já está no mercado internacional há muitos anos, contabilizando mais de uma década, mas mais recentemente houve uma grande explosão delas não só entre os jovens brasileiros mas em todo o mundo. A banda coreana BTS é a qual mais se destaca hoje no mercado brasileiro.
A primeira vez que uma música pop coreana entrou na Bilboard foi em 2008 com a versão em inglês de Nobody do grupo Wonder Girls. Mesmo com as grandes mudanças que o mercado de música sofreu nos últimos anos, a lista de top 100 músicas da revista Billboard é ainda a maior referência para saber o quão uma música é relevante nos dias de hoje.
Depois em 2012, “Gangnam Style” de Psy foi um hit global. E até agora 10 anos depois somente três grupos CL, BTS, e BlackPink conseguiram entrar na lista com um total de 11 músicas. Ou seja, este não é um mercado fácil, ainda mais para um país pequeno como a Coréia do Sul.
Dessa maneira, as empresas por trás desses artistas populares coreanos precisam pensar muito bem quais são as músicas que serão lançadas como também o timing, já que um lançamento na hora errada pode não gerar os resultados esperados. Abaixo listamos 5 músicas que foram estrategicamente adiadas por motivos diferentes:
1. “When it Rains” – BTOB
Esta música foi escrita em 2014, mas só foi lançada em agosto de 2018. A Banda BTOB já tinha cantado a música em 2015 em uma série sobre a banda, e em 2017 todos os fãs já sabiam até mesmo cantar a música, mas ela não tinha sido publicada até então. A música fala sobre os anseios de uma paixão.
2. “Untitled, 2014” – G-Dragon
Outra música também produzida em 2014, e que foi lançada em junho de 2017 dentro do primeiro álbum solo de G-Dragon. O nome da música ficou como sem título, 2014. E muitos acreditam que o número 2014 não só representa o ano no qual a música nasceu, mas também a soma da data de aniversário de G-Dragon.
3. “Banana Allergy Monkey” – Oh My Girl
A banda revelou durante uma entrevista para uma rádio, que essa música foi produzida em 2008, mas somente lançada em 2018. A produtora responsável pela música nunca tinha encontrado a banca certa para fazer a música virar um hit, até a chegada das meninas do Oh My Girl.
4. “Dancing Queen” – Girls’ Generation
Quando as meninas do Girls’ Generation gravaram Dancing Queen com direito até mesmo clip em 2008 elas iriam usá-la para marcar a volta do grupo, mas a música foi guardada e somente lançada em janeiro de 2013 para anunciar o quarto álbum do grupo I got a boy. Esta música é um cover da música Mercy de Duff, a qual foi lançada em 2008.
5. “El Dorado” – EXO
Chanyeol foi introduzido no mundo da música em 2012 com apenas um teaser de El Dorado, sendo que apenas em 2015 toda a música foi lançada como parte do álbum do EXO chamado Exodus.