Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, a BlockBerry Creative compartilhou a seguinte nota:

“Estamos lançando uma declaração para notificar os fãs de que decidimos que a artista de nossa agência, Chuu, será expulsa e retirada do LOONA a partir de 25 de novembro de 2022. Houve muitas especulações sobre Chuu no ano passado, mas a agência e as membros do LOONA não divulgaram nenhuma declaração para não causar problemas com o crescimento do grupo ou causar preocupação aos fãs.

Com o carinho das membros do LOONA pelo grupo e consideração pelos fãs, ao invés de dizer o que é verdade ou não, elas tentaram expressar seus sentimentos colocando seus melhores esforços em performances e conteúdo.

No entanto, depois de recentemente ser informado sobre a linguagem violenta de Chuu e o uso indevido de poder em relação a nossa equipe (funcionários), a verdade foi encontrada após investigação. Os representantes da agência estão se desculpando e confortando a equipe, e decidimos assumir a responsabilidade por isso e remover Chuu do LOONA.

Em primeiro lugar, pedimos desculpas oficialmente a equipe que foi muito prejudicada por este incidente e faremos todos os esforços para que agora possam se curar e se concentrar no tratamento e depois retornar às suas vidas normais.

Pedimos desculpas aos fãs que amaram e apoiaram o LOONA até agora e pedimos seu sincero perdão por não podermos ter 12 membros juntos até o fim.

A agência e o LOONA retornarão às nossas raízes e trabalharão o máximo possível para que um incidente como esse nunca mais aconteça no futuro, aconteça o que acontecer. As membros do LOONA não trabalharam apenas para seus ganhos individuais, e elas sabem o que os fãs lhes deram para trazê-las a este ponto, então elas não fizeram nada para causar problemas ao time. Elas vão chegar ao fim e retribuir pelo amor de todos que apoiam o LOONA.

Além disso, a agência e as membros do LOONA agirão com respeito e gratidão para com todos os funcionários que trabalham conosco. A agência fará todo o possível para retribuir os sacrifícios e devoção da equipe, para que algo assim nunca mais aconteça.”

 

A notícia pegou es fãs de surpresa, que sempre viram Chuu como uma pessoa carinhosa assim como eu. Além disso, a informação chocou até mesmo quem não acompanha o LOONA, já que a idol ficou famosa após uma foto sua viralizar e virar meme internacional – tornado seu rosto conhecido para além da bolha de K-pop.

Porém, meu caros leitores e seguidores os antigos profissionais que já trabalharam com LOONA negaram o que foi dito, e afirmaram ainda que Chuu sempre se preocupava com o bem-estar de todos. Alguns ex-funcionários e profissionais que já trabalharam com Chuu comentaram que a declaração da BBC seria falsa. Um dos relatos que mais chamou atenção partiu da roteirista do programa “Chuu Can Do It”, estrelado pela idol.

Pelo Instagram, a profissional postou foto ao lado de Chuu, declarando que ela não era apenas gentil – como lutava pelo direito de todos da equipe, o que poderia ter estressado a BBC.

“Abuso de poder. Isso é engraçado. Mesmo quando estava difícil para ela, ela se preocupava quando alguém da equipe não era pago”. Uma vez, me frustei com essa atitude e disse: ‘Jiwoo, se preocupe com você primeiro’. Ela me disse “que já passou por isso – de não ser paga adequadamente – e sabe como é difícil e não aceitaria ver isso acontecer de novo”, afirmou a roteirista.

Acredito que toda essa farsa tenha sido construída, após os comentários envolvendo o nome de Chuu em Março deste ano, onde o nome da cantora aparecia envolvido em um suposto processo pedindo anulação de seu contrato com a agência (certíssima, eles já não estavam recebendo a meses) . Na época, fãs afirmaram que Chuu visava apenas poder gerenciar melhor suas atividades solos, não sair da BBC como um todo. Apesar de virar notícia na mídia sul-coreana, a empresa nunca chegou a se manifestar sobre o caso.
Até que em outubro, um portal noticiou que Chuu havia aberto uma agência para gerir sua própria carreira. A escolhida para dirigir a empresa foi a mãe da cantora. Na época, a BBC afirmou não saber do fato e prometeu apurar as informações.

 

[ATUALIZAÇÃO]

Crítico musical e membro do Korean Music Awards (KMA), Kim Do-heon se posicionou sobre a expulsão da Chuu do LOONA: “A declaração da Blockberry Creative desta vez é realmente a pior. Demissão, decisão de sair… É uma notícia que calunia abertamente os cantores pertencentes ao grupo e não leva em consideração o fandom de forma alguma. É uma frase desagradável que diz para você fazer isso uma vez. Quão chateados Loona e Chuu ficarão?”