BTS está sendo acusado de fraude em paradas musicais, e ARMY’s partem em defesa do boy group.
No dia 14 de junho, a mídia paraguaia chamada ABC Digital, um dos veículos de mídia mais importantes e proeminentes do país, alegou que o boy group BTS só alcançou o #1 das paradas músicas da Billboard Hot 100 com sua recente faixa “Butter”, cometendo fraude e manipulação.
De acordo com a ABC Digital, o grupo só liderou as paradas por terem “vendido barato” a faixa, que custava cerca de 0,69 centavos. A mídia afirmou ainda, que o BTS junto aos ARMY’s haviam tornado as paradas musicais “inúteis” devido a manipulação.
Eles não apenas postaram um artigo como este em sua mídia, mas também o publicaram nos jornais, desinformando os leitores, fazendo-os acreditar que o que foi dito é verdade e assim sujando o nome do BTS, ao lado de outros artistas como o cantor solo britânico, e ex-One Direction, Harry Styles, e a compositora estadunidense, Taylor Swift. O engraçado é que este artigo afirmava saber exatamente como funcionam a economia e o comércio.
No entanto as fãs do grupo do Paraguai descobriram que a tradução do artigo atual já havia sido publicada pelo jornalista e editor Tom Breihan, do site Stereogum. E no inicio deste mês, o jornalista fez um pronunciamento após escrever o polêmico artigo sobre o BTS, intitulado “BTS And Their Fan Army Are Rendering The Pop Charts Useless”. Na época ele alegou que o sucesso do grupo nos charts da Billboard teria sido manipulado, o que revoltou os fãs. Mas teria mudado de opinião e assumiu ter errado na publicação.
Wrote about how the pop charts have become a battlefield for warring stan armies rather than a record of what's organically popular at any given moment: https://t.co/TIeanI9Fxh
— Tom Breihan (@tombreihan) June 2, 2021
“Eu nunca faço isso, mas acho que estava errado em escrever o artigo, ou pelo menos estruturá-lo da maneira como eu fiz. Os gráficos da Billboard nunca, nunca foram intocáveis e sempre estiveram sujeitos a manipulação”.
Logo após toda essa polêmica o ARMY-PY criou documentos para enviar para o e-mail fornecido pela Big Hit Music para avisá-los do que está acontecendo e explicando os motivos pelos quais devem fazer algo. A ABC Color ainda é um grande editorial no país. No entanto, já se passou quase uma década desde que suas notícias e conteúdo estavam caindo e caindo, fazendo com que seus leitores mudassem sua fonte de informação diária.
Ao invés de publicar sobre a carreira honesta do BTS, com todos os seus recordes e conquistas, eles decidiram se juntar a pessoas que amam tentar humilhar artistas quando, na verdade, eles apenas se humilham, não demonstrando interesse no que sua profissão significa. Um dia depois, em 15 de junho, um jornalista paraguaio de outra imprensa chamada GEN Paraguai zombou do BTS dizendo: “Eles são superestimados. Eles parecem melhores que seus oponentes, embora EXO tenha um alcance vocal melhor, MONSTA X é mais legal, GOT7 tem mais conteúdo e Seventeen é melhor. Eu disse o que tinha a dizer”, batendo na mesa como se fosse tão engraçado quanto acredita ser. Tecnicamente, a mídia paraguaia tem zombado dos artistas, infelizmente transformando-a em uma imprensa a favor de comentários xenófobos e sexistas.
Além disso, o repórter fez comentários racistas, dizendo que a única forma de diferenciar os membros é pela cor do cabelo.
Racis is not comedy.#DisculpateMikeSilvero#ApologizeMikeSilvero #DisculpateABCCOLOR #ApologizeABCCOLOR https://t.co/iW4OWEJzIH
— HWANjin(on sak sempet e) (@Lizey_13) June 16, 2021