Os detalhes sobre a droga legal supostamente injetada por Wheesung antes de ele desmaiar no banheiro foram revelados.

Como relatado anteriormente, a cantor de 38 anos foi encontrada inconsciente em um banheiro do prédio em 31 de março, e uma sacola plástica, seringas e uma garrafa contendo líquido foram encontradas no local. Wheesung, que atualmente está sob investigação pelo uso ilegal de Propofol, passou por um teste de drogas na delegacia, mas sua urina era negativa para drogas ilegais.

Segundo relatos de 2 de abril, o suposto medicamento usado por Wheesung antes de desmaiar é o etomidato (também comercializado como amidato), que é um anestésico intravenoso de ação curta. Diz-se que o etomidato tem efeito semelhante ao Propofol, que ganhou o apelido de “segundo Propofol”, e é descrito como uma injeção branca emulsificada em uma ampola incolor e transparente. Se uma overdose de etomidato for administrada, podem ocorrer efeitos colaterais como pressão baixa e redução de cortisol, o que pode levar à perda de consciência.

Embora o propofol seja classificado como narcótico, o etomidato é designado como medicamento especializado, portanto, não há punição legal para os compradores. Dados do Ministério da Segurança de Alimentos e Medicamentos também revelam que as importações de etomidato estão aumentando a cada ano.