Em 19 de dezembro a Dispatch revelou longas trocas de texto e divisões de lucro entre a Blockberry Creative e a Chuu. A agência alegou que o relacionamento deles era muito mais complicado do que o público sabe e que não havia um verdadeiro vilão em sua discussão.

Em dezembro de 2017, Chuu escreveu uma carta sincera ao diretor da Blockberry Creative. Parte de sua carta incluía frases como “Feliz Ano Novo e eu, Chuu! Prometo que farei todos na empresa felizes. com meu energia positiva de agora em diante.” Em junho de 2022, o texto de Chuu para o Diretor exposto pela Dispach foi exatamente o oposto de 2017.

Aparentemente, essa conversa ocorreu depois que Chuu entregou spoiler da coreografia da próxima música do LOONA durante seu evento de autógrafos de vídeo. O Representante da BBC reclamou com a mãe de Chuu sobre isso, e Chuu então contatou o diretor sobre isso.

A Dispatch afirmou que o relacionamento deles começou com o pé esquerdo. Em 4 de dezembro de 2017, Chuu assinou um contrato exclusivo com a BlockBerry Creative. A BBC incluiu a cláusula de que a empresa e Chuu dividem os custos igualmente, enquanto a empresa fica com 70% dos lucros. Isso é incomum no setor, pois a distribuição dos custos reflete a distribuição dos lucros. Mais tarde, o tiro saiu pela culatra porque Chuu entrou com uma ação para anular o contrato em 2022.

Depois que o tribunal ficou do lado de Chuu em janeiro deste ano, a Blockberry Creative perdeu seu poder de barganha e tentou renegociar o contrato com Chuu. No novo contrato oferecido em abril, a BlockBerry Creative agora fica com 30% dos lucros e Chuu pode se abster da atividade do LOONA como um grupo até 3 vezes por mês. Além disso, a Blockberry Creative pagaria a Chuu cerca de 50 milhões de wons, e a Chuu poderia exercer o direito de rescindir seu contrato imediatamente se ela sofrese qualquer dano. A Blockberry Creative também concordou em retransmitir quaisquer propostas externas para Chuu gratuitamente. Este novo subcontrato vigoraria até ao final deste ano, 31 de dezembro.

Em 24 de maio, enquanto LOONA estava filmando seu videoclipe para “Flip That”, as filmagens foram adiadas. A parte da coreografia do grupo originalmente marcada para as 23h foi adiada para as 00h27 do dia 25 de maio. Foi então que um dos membros do LOONA ligou para o Representante da BBC para informá-lo que Chuu estava saindo do set. Às 12h35 do dia 25 de maio, o Representante ligou para a mãe de Chuu.

REPRESENTANTE: Olá, sei que você está esperando para pegar sua filha no set. Sinto muito, mas gostaria de saber se você poderia esperar um pouco mais. Houve um atraso de cerca de uma hora. Acho que Chuu também está em uma posição difícil agora. Os 12 membros devem executar uma coreografia em grupo, mas… alô?

Mãe de Chuu: Sim, estou ouvindo.

REPRESENTANTE: Eu entendo que você viajou um longo caminho, mas

Mãe de Chuu: Ok, eu entendo.

Depois de desligar, a mãe de Chuu mandou uma mensagem de texto para o Representante dizendo que exerceria seu direito a 50 milhões de wons conforme declarado em seu novo subcontrato por interromper a agenda pessoal de Chuu para filmar um comercial em 25 de maio. O Representante respondeu se Chuu poderia ficar até que eles filmassem a 19ª cena porque ela pagaria a multa de qualquer maneira. A cena da coreografia do grupo foi a 16ª cena. Chuu ficou até terminarem a 16ª cena, mas saiu por volta das 3 da manhã sem filmar a 19ª cena. Originalmente, o 19º palco era onde todos os membros se apresentavam antes de embarcar no trem.

Em 25 de novembro, a BlockBerry Creative divulgou uma declaração sobre sua decisão de remover Chuu do LOONA devido ao abuso de poder dela com base em suas comunicações de agosto de 2021 a julho de 2022.

A Dispatch concluiu seu relatório apresentando também o ponto de vista de Chuu. Chuu disse que queria colocar o contrato de volta em ordem porque em alguns casos ela perderia dinheiro apesar de seu trabalho árduo. Por exemplo, se o lucro foi de $ 100 e o custo foi de $ 70, Chuu perderá $ 5 de acordo com o contrato original, embora ela não tenha nada para compartilhar com os membros. Todos os membros do LOONA tinham um contrato individual com a BlockBerry Creative, portanto, tudo o que o membro fizer será compartilhado entre esse membro e a empresa, não com os outros membros do grupo.

Chuu também disse que perdeu a fé no negócio no ano passado e não queria participar do Queendom, mas assinou o novo subcontrato porque queria continuar o negócio do grupo. Ela também forneceu uma gravação de voz de um dos representantes da empresa dizendo que ele a desprezava como se ela fosse uma criança, então ela pensou que precisava ser assertiva, o que em alguns casos poderia parecer rude.

Fonte: (1);(2)