De acordo com um relatório exclusivo da Dispatch em 11 de dezembro, a premiação “Mnet Asian Music Awards” está agora sob pressão por expor artistas de K-Pop a níveis severos de partículas de poeira durante as gravações das apresentações.
Muitos dos artistas K-Pop que se apresentaram durante o MAMA realizaram seus ensaios e gravações no palco principal nas semanas anteriores à cerimônia completa de premiação. O MAMA foi realizado no CJ ENM Contents World em Paju, um canteiro de obras com conclusão prevista para 2023. As gravações de desempenho para a premiação ocorreram em um dos dois edifícios concluídos no local, ‘Studio 6’. Cada artista performático subiu ao palco pelo menos duas vezes, entrando e saindo do set por pelo menos 4 horas.
Os repórteres da Dispatch decidiram visitar o CJ ENM Contents World para investigar as condições sob as quais os artistas K-Pop se apresentavam e realizavam suas gravações. Um ídolo identificado como ‘A’ teria dito a Dispatch sobre o prédio onde eles gravaram sua performance: “Era um prédio novo. Mas um membro da equipe gritou de alarme quando eu estava lá. Eles disseram que sua máscara branca ficou preta [do poeira].”
A construção do CJ ENM Contents World começou na segunda metade de 2019. Dois em cada dez edifícios já foram concluídos. O local ainda é uma zona de construção movimentada, com sinais afixados no perímetro incluindo “Cuidado: risco de incêndio” e “Aviso: risco de queda”.
Repórteres da Dispatch notaram que a “área de espera do estacionamento” onde a maioria dos artistas esperavam durante a cerimônia principal do MAMA era principalmente um campo de terra. Um ídolo disse ao meio de comunicação: “O estacionamento era terra e areia. Havia poeira por toda parte cada vez que um carro se movia. Não podíamos abrir as janelas.”
Outro membro de um grupo disse: “Havia construção acontecendo por todo o lugar durante a nossa fase pré-gravada. Havia tanta poeira, era difícil lidar com ela. Minha garganta doeu muito naquele dia.”
Um representante de um grupo comentou: “As partículas de poeira eram muito graves durante as gravações. Meu nariz coçou, então eu o arranhei, e matéria escura saiu em meus dedos. As máscaras brancas das pessoas ficaram pretas.” No entanto, durante seus ensaios e gravações, os artistas K-Pop não usaram máscaras, ficando totalmente expostos à poeira do ar.
Quando a Dispatch pediu a CJ ENM para comentar, a empresa simplesmente respondeu: “Cooperamos 100% com todos os artistas durante todo o MAMA. Também usamos um caminhão aspersor para manter os níveis de poeira ao mínimo.” Mas os representantes dos artistas se sentiram de maneira diferente. Eles alegaram que havia ensaios e pré-gravações ocorrendo até a manhã da cerimônia. Uma fonte disse: “Houve pré-gravações até o dia do evento. Eles então removeram os conjuntos usados para as pré-gravações e configuraram a cerimônia ao vivo imediatamente antes do evento. Você se pergunta se eles realmente tiveram tempo para limpar a poeira de toda aquela atividade naquele curto período de tempo.”
De acordo com representante da cidade de Paju, a CJ ENM recebeu aprovação da prefeitura para realizar as filmagens no Studio 5 e Studio 6, os dois prédios concluídos da CJ ENM Contents World. No entanto, os níveis de partículas de poeira no canteiro de obras da CJ ENM Contents World não passaram por verificações desde o início da construção em 2019.
Um membro da indústria levantou duras críticas contra CJ ENM e MAMA. Eles comentaram: “É como se eles vissem os ídolos como nada mais do que adereços de palco. Se eles realmente estivessem pensando nos artistas, eles não deveriam ter permitido que gravações acontecessem nessas circunstâncias. É literalmente um show em uma construção.”