Suga explicou que “ele não percebeu que era inapropriado” quando o produtor experimentou o discurso de Jim Jones para sua mixtape D-2, mas há relatos de que foi intencional e a evidência é por causa de outra faixa “Set Me Free.”
Em uma reportagem exclusiva do WikiTree no dia 1, a faixa de Suga “Set Me Free”, da mixtape D-2, também fez referência a “Jonestown” de Post Malone. Este é o mesmo lugar em que ocorreu o “massacre de Jonestown” pelo líder do culto Jim Jones.
Suga pediu conselhos de um famoso produtor coreano que produziu para outros grupos de ídolos e colaborou com artistas famosos no exterior. O informante A revelou: “Se Post Malone não tivesse lançado uma música chamada ‘Johnstown’, o Set Me Free de Suga ‘não poderia ter nascido”.
Uma empresa analisou as duas músicas, observando que ‘Set Me Free’ e ‘Johnstown’ estavam na mesma ordem e fluxo.
No dia 3 de junho, um representante da Big Hit Entertainment falou com os meios de comunicação com uma declaração de acompanhamento sobre o uso de uma amostra de discurso controversa no “What Do You Think?” da mixtape ‘D-2’.
A ‘Dispatch’ acusou a Big Hit Entertainment de lançar uma declaração falsa, alegando que Agust D (também conhecido como SUGA do BTS) pode ter conhecido a origem da controversa amostra da fala até certo ponto.
Em resposta à acusação acima, um representante da Big Hit reiterou: “Como revelamos em nossa declaração original, o produtor que trabalhou nessa faixa escolheu a amostra de áudio enquanto considerava o clima geral da faixa, sem segundas intenções e sem conhecimento de o indivíduo que fez o discurso”.
Anteriormente, a faixa “What Do You Think?” se tornou motivo de controvérsia depois que os ouvintes apontaram que uma amostra do discurso de um controverso líder de culto americano, Jim Jones, foi usada no início da faixa. Posteriormente, a Big Hit Entertainment admitiu que uma amostra inadequada foi usada na faixa sem o conhecimento adequado e revisou o áudio para excluindo a amostra em questão.