O Centro Cultural Coreano celebra pela primeira vez o Festival Online de K-POP, que abrange toda a região ibero-americana, em colaboração com os Centros Culturais Coreanos da Espanha, Argentina, Brasil e México. O evento acontecerá no sábado, 5 de setembro, e será transmitido ao vivo na plataforma Vimeo, às 22h na Espanha, 17h na Argentina e no Brasil e às 15h no México.

O festival representa uma oportunidade única de reunir os fãs latino-americanos de K-POP e por amor a este gênero, considerado como um dos mais importantes em todo o mundo, nasceu a necessidade de divulgá-lo e de unir os fãs da cultura coreana da região ibero-americana online, devido à pandemia do COVID-19. O K-POP é um fenômeno mundial que continua a crescer e propõe não apenas um estilo de música, mas também uma aproximação à cultura coreana.

A conexão do K-POP com a Ibero-América em um formato online anteriormente inexistente é a iniciativa proposta pelo diretor do Centro Cultural Coreano YI Chongyul, que declarou “Este momento é tão difícil para todos, nos quais festivais e competições se viram na obrigação de cancelar e/ou adiar, achamos que é uma oportunidade de nos reunirmos vivendo e curtindo o K-POP, juntos, na América Latina, fazendo amigos e agradecendo a colaboração dos países que o compõem”.

No total, 8 grupos, 2 vindos e pré-selecionados de cada país, demonstrarão seu talento e valor no palco através de suas coreografias. Alguns deles são vencedores de edições anteriores do Concurso K-POP, que é realizado todos os anos em cada país.

O evento contará com a apresentadora e youtuber coreana de sucesso, Jini Channel, com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, que apresentará o evento. Através do chat ao vivo, o público poderá interagir com o festival. Além das apresentações e um show exclusivo do K-POP KONECTA, muitas surpresas ocorrerão para
os amantes do K-POP durante a transmissão ao vivo, como cumprimentos exclusivos da Coreia, um sorteio de produtos de K-POP e cultura coreana, entre outros.

De tal maneira, foi criado o @kpop.konecta, uma conta no Instagram, e @kkonecta, no Twitter, onde mais detalhes sobre o evento serão divulgados, além de conteúdos e jogos divertidos relacionados ao K-Pop, focados nestes quatro países: Espanha, Argentina, Brasil e México.

O K-POP na região ibero-americana tem uma presença cada vez mais forte. Desde 2010, o K-POP Latin America Contest tem sido realizado com grande sucesso em colaboração com 19 países, razão pela qual muitas bandas de K-POP passaram também a olhar para a Ibero-América, realizando cada vez mais shows apesar da distância geográfica e fazendo mais e mais colaborações com cantores latino-americanos, como o caso do Super Junior (com sua música “One More Time”, do REIK , e “Lo Siento” de Leslie Grace) ou com outros tipos de gêneros, como o NCT 127 (com seu trap latino, “Regular”).

O Korean Wave ou Hallyu, que começou nos anos 90, se espalhou por todo o mundo, e com ele o pop coreano que, graças a grupos como BTS ou Blackpink, continuam quebrando recordes inimagináveis e exercendo sua influência em campanhas e até mesmo na política, tem impulsionado a música.