A mãe de Chaewon do April falou sobre as alegações de bullying feitas pela ex-membro, Hyunjoo.

Mais um capítulo nessa história sem fim de April versus Hyunjoo se inicia. Chaewon, uma das integrantes da girl group negou as acusações em várias ocasiões, incluindo em uma entrevista com repórteres que você pode ler na integra aqui no Portal K-Pop Brasil. Em 13 de julho, sua mãe escreveu um post no Instagram para defender sua filha, declarando o seguinte:

“Olá, sou a mãe da Kim Chaewon do April. Criei minha filha de maneira amorosa, mas não sou o tipo de mãe que encobre os erros da filha. Em primeiro lugar, gostaria de expressar minha gratidão e desculpas aos fãs de Chaewon, que estão preocupados com minha filha devido a essa polêmica e estão conosco neste momento difícil. Pensei muito nisso antes de escrever em um lugar público como este. Não sei se isso é a coisa certa a fazer pela minha filha ou se vai prejudicá-la mais. No entanto, como mãe, eu não poderia simplesmente ‘ser paciente até que a verdade apareça’ na frente da minha filha que está sofrendo e pensando na morte. É por isso que estou escrevendo isto – para contar histórias sobre Chaewon de seus dias de trainee, bem como os fatos que eu vi e experimentei. Não sei as posições das outras membros com clareza, então peço sua compreensão sobre isso antes de entrar no tópico principal, as recentes queixas apresentadas contra conhecidos de Hyunjoo foram dispensadas, fazendo parecer que o conteúdo de suas afirmações era verdadeiro. O motivo do encerramento foi porque os conhecidos de Hyunjoo revelaram o que ouviram através de Hyunjoo, então parece que a pessoa em questão não tinha nenhuma falsa consciência, e a decisão de parar as investigações foi tomada porque a polícia não viu intenção de calúnia. Espero que não haja mal-entendidos. Minha filha e eu somos como amigas. Contamos uns com os outros e compartilhamos nossas histórias de maneira confortável, por isso também estou ciente do processo e dos fatos do que está acontecendo, por isso estou levantando minha voz desta forma.

Em primeiro lugar, houve a controvérsia sobre a falsa declaração de Chaewon. Chaewon postou duas declarações em que havia um erro de datas, que na verdade foi uma transmissão oficial. Este foi o erro de minha filha por não revisar cuidadosamente a declaração e revelar apressadamente a data. No entanto, Chaewon não inventou algo que não existia. Naquela época, minha filha disse: ‘Felizmente concluímos a fase de transmissão ao vivo, mas nos disseram que era a primeira vez que um estreante que acabava de estrear perdia um ensaio’, e isso é algo que me lembro dela dizer claramente. Foi um momento muito precioso para mim também, pois estava ansiosa pela estreia da minha filha. Eu me lembro claramente de não poder tocar no Music Bank pelo resto das promoções, e Hyunjoo perdendo o ensaio. Chaewon não é uma mentirosa que tentou enganar com uma declaração falsa.

Em segundo lugar, falarei sobre as questões do celular.

Lembro-me de que todos os membros usaram secretamente seus próprios dispositivos pessoais antes da estreia, pelas costas da empresa, e eles foram confiscados por volta de setembro. Depois disso, como está escrito no depoimento de Chaewon, os membros não podiam mais usar celulares pessoais e, a partir de algum momento, apenas Hyunjoo teve permissão para usar seu celular pessoal livremente. Essa é a verdade que eu conheço. Como no reality show da Mnet ‘A-IF-RIL’, elas só puderam usar temporariamente o celular durante o show, e foram confiscados depois. Isso também está escrito nos diários de minha filha. Ela escreveu diários consistentemente (perdemos esta parte pouco antes disso e não podemos localizá-la) e revelaremos uma parte de seus diários.

Em terceiro lugar, havia a questão dos registros da terapia de Chaewon. Chaewon era especialmente próxima de Hyunjoo mesmo antes do debut, e ambas compartilharam muitas coisas uma com a outra e confiaram uma na outra. É por isso que quando Hyunjoo não pôde comparecer aos ensaios do Music Bank, ela tentou entender Hyunjoo e confortá-la, embora ela mesma tenha ficado surpresa. Embora os fãs do April saibam disso, mesmo diante das câmeras, Hyunjoo confiou muito na minha filha, e isso também foi verdade fora das câmeras. Chaewon cuidou de Hyunjoo como sua unnie, e elas se deram bem. Em meio a tudo isso, a fuga de Hyunjoo da realidade ficou mais séria por estar doente e outros motivos. À medida que sua rebelião ficava mais séria, Chaewon também ficava doente e falava sobre como se sentia. Mesmo assim, eu sempre disse a Chaewon para cuidar de Hyunjoo porque ela era a mais velha, e Chaewon concordou. Daquele dia em diante, ela se esforçou ainda mais para cuidar especialmente de Hyunjoo. No entanto, ela teve dificuldades devido às fugas frequentes de Hyunjoo e danos à equipe. Tudo isso está escrito nos registros da terapia da minha filha.”

A mãe de Chaewon compartilhou uma imagem do diário de sua filha de 2017 que afirma: “Hoje fiquei chocada quando percebi que Hyunjoo havia se inscrito para as mesmas aulas de pilates que eu, então tenho que topar com ela todas as quintas-feiras. Ela não diz oi primeiro, então decidi sorrir e fazê-lo. Não temos um bom relacionamento, mas não há nada de bom em estar em condições ruins, então espero aproveitar esta oportunidade para ficar bem novamente.”

No início deste ano, Hyunjoo afirmou que foi fisicamente e verbalmente intimidada pelos membros da girl group por 3 anos, o que a DSP Media negou. A admissão veio depois que o irmão de Hyunjoo e um ex-colega alegaram que ela havia sido vítima de bullying. Hyunjoo então entrou com um processo contra um suposto ex-funcionário da gravadora que alegou que ela estava mentindo sobre ser intimidada, e alguns internautas especularam que o ex-funcionário era, na verdade, um membro do April, Naeun. A DSP Media então moveu ações judiciais contra aqueles que apoiavam Hyunjoo com base em difamação, divulgação de informações falsas e calúnia, o que foi rejeitado pelo tribunal. A gravadora agora está tentando processar a própria Hyunjoo.

Tradução do post em coreano para o inglês realizado pelo Allkpop, tradução do inglês para o português realizado pelo Portal K-Pop Brasil.