Quatro membros do April – Naeun, Chaewon, Yena e Jinsol – sentaram-se para uma entrevista revelando seus sentimentos em relação à “controvérsia bullying com a ex-membro, Hyunjoo”.
Sports Kyunghyang News se reuniu com as quatro membros envolvidas na controvérsia, e todas elas revelaram que estão recebendo terapia após sofrerem de extrema dor psicológica.
As membros do April também afirmaram: “Ainda estamos presas em 28 de fevereiro e nosso tempo parou.” As quatro membros afirmaram que não eram autoras do crime, mas sim todas as vítimas. Elas declararam: “Não fizemos nada de errado e estamos sendo encurraladas como pessoas iníquas e queremos consertar as coisas.” Naeun, apontada como a instigadora do bullying, afirmou: “Sinto que estou sendo empurrada para a morte”.
Em fevereiro passado, quando houve vários surtos de várias controvérsias sobre celebridades serem valentões da escola, o irmão mais novo da ex-membro do April, Hyunjoo, escreveu em uma comunidade online que Hyunjoo havia sofrido bullying severamente a ponto de tentar tirar a própria vida e teve que sair o grupo.
Naeun, que vinha mostrando sua presença em vários programas de entretenimento, anúncios e escalada como uma das atrizes principais do drama da SBS, “Model Taxi”, teve que renunciar a todos os projetos após essa polêmica.
A agência explicou que os rumores de bullying não são verdadeiros. No entanto, houve testemunhos adicionais afirmando que Hyunjoo foi intimidado pelos outros membros. Com essas alegações adicionais, haviam vários vídeos mostrando “evidências de intimidação” dos membros do April que se espalharam como um incêndio. Portanto, a imagem de Naeun diminuiu drasticamente, fazendo com que ela fosse removida de muitos dos anúncios e programas.
Então, em 11 de junho, após quatro meses desde a polêmica, Naeun escreveu no fan cafe uma longa carta explicando: “Eu nunca fiz isso” e negou as acusações de ter intimidado Hyunjoo. As outras membros, como Jinsol e Chaewon, também escreveram em suas contas de mídia social afirmando que nunca intimidaram Hyunjoo. No entanto, as críticas aos membros não diminuíram.
Naeun apareceu na frente do repórter com um diário contendo a situação no momento da retirada de Hyunjoo do grupo em 2016 e uma folha de registro de aconselhamento que ela recebeu por cinco meses, começando de novembro de 2015 a abril de 2016. Chaewon também trouxe o registro do aconselhamento psicológico que ela recebeu na época. A gravação teve uma explicação detalhada de que as duas membros se sentiram tão angustiadas o suficiente para querer morrer devido à falta de sinceridade e mentiras de Hyunjoo.
A seguir estão as perguntas e respostas da entrevista com as quatro membros do April, exceto Chaekyung e Rachel, que foram adicionadas ao grupo depois que Hyunjoo saiu.
-Por que vocês ficaram em silêncio por tanto tempo?
“Porque a agência nos disse para ‘ficarmos paradas’. Não fizemos nada de errado, então pensamos que a verdade seria revelada se ficássemos paradas, mas percebemos nos últimos quatro meses que a ocupação de ser um idol é um trabalho difícil de ser compreendido… Aí são algumas coisas que não pudemos compartilhar porque queríamos proteger o April e Hyunjoo.”
-Qual a razão pela qual vocês decidiram participar da entrevista?
“Porque sentimos que o mal-entendido estava ficando maior apenas com a declaração oficial da agência e a explicação que escrevemos pessoalmente individualmente. Nós também ficamos tão bravas quando Hyunjoo escreveu: ‘Eu perdoarei tudo se você admitir seus erros e se esforçar para consertar as coisas.’ Não fizemos nada de errado com Hyunjoo. O grupo April cresceu por sete anos com a imagem ‘limpa’. Havia coisas que não queríamos revelar, mas havia tantas pessoas postando qualquer coisa como evidência. Agora queremos para mostrar tudo.”
-Vamos dar uma olhada nas coisas que se tornaram polêmicas.
“As coisas que Hyunjoo mencionou sobre ser uma vítima de bullying é o incidente do sapato e do tambor. Na época, havia de 200 a 300 pares de sapatos em nossos dormitórios. O sapato que é o problema são os sapatos que cada membro recebeu dois de que a agência nos deu para usarmos para praticar. Eram apenas sapatos comuns que qualquer grupo de garotas novatas receberia. Não eram caros e não havia razão para eu roubá-los.”
“Não é como se escrevêssemos nossos nomes nos sapatos e não soubéssemos de quem pertenciam os sapatos. Portanto, não faz sentido eu roubá-los apenas para intimidá-la. Além disso, todas as quatro membros têm o mesmo tamanho de sapato, então, havia momentos em que nos confundíamos. Depois, apenas pensávamos ‘Oh, eu usei os sapatos errados’, e ninguém pensava: ‘Alguém roubou meus sapatos com má intenção'”.
– Houveram alegações de que você pegou ‘o copo precioso que a avó de Hyunjoo deu de presente’ e colocou nele um ensopado de soja fermentada e fedorento.
“A situação é semelhante à dos sapatos. Havia quase 100 copos espalhados pelos dormitórios e os armários da cozinha estavam cheios deles. Houve um tempo em que nossas mães iam aos nossos dormitórios para limpar e diziam que há mais copos aqui do que no Starbucks.”
“As pessoas diziam que era o ensopado de soja fermentada fedorento ou apenas o ensopado de soja, mas era apenas um ensopado de soja fermentada. Na época, estávamos de dieta, então a agência não nos deixava comer alimentos comprados em loja, então nós comíamos saladas ou frutas. Em seguida, minha mãe cozinhou para mim o ensopado de soja fermentada e congelou para que pudéssemos apenas reaquecê-lo para comer.”
“Além disso, o copo que usei não era o vermelho como Hyunjoo afirmou, mas era um rosa claro. O nome dela nem estava escrito nele. Além disso, ela nem estava nos dormitórios quando eu usei aquele copo. Hyunjoo estava sempre doente e mal morava nos dormitórios, exceto durante o estágio e no início de nossas promoções, como ela pediu. Nunca a vi usar aquele copo antes e ela nunca disse que o copo era precioso para ela. Ela nunca disse que o copo foi deixado pela avó quando ela morreu. Ela ficou muito brava quando viu aquele copo e eu pedi desculpas a ela. Comemos a sopa de soja fermentada e lavamos bem depois de voltar para os dormitórios.”
-Hyunjoo alegou que ela havia sido intimidada por todos e até tentou tirar a própria vida.
“Estávamos todos com medo de Hyunjoo. Como podemos escolher uma pessoa assim, mesmo assim, intimidá-la e condená-la ao ostracismo? Não faz sentido.”
“Há uma parte que o irmão mais novo de Hyunjoo escreveu, ‘Depois que Hyunjoo tentou tirar sua própria vida, seus membros perceberam e vieram se desculpar.’ Essa parte está completamente errada. Nunca ouvimos dizer que Hyunjoo tentou tirar a própria vida. Porque não sabíamos disso, não é verdade que fomos pedir desculpas.”
“Que tipo de pessoa iria ignorar um membro que tentou se suicidar? Teríamos procurado ela imediatamente depois de ouvir a notícia. Mas nem tínhamos celular e não ouvimos nada da agência. Depois desse incidente, pudemos saber mais sobre os detalhes.”
“Tentamos confortar Hyunjoo que teve dificuldade em se ajustar à vida no dormitório e tem até um vídeo que fizemos uma festa de aniversário para ela. Não gravamos para transmitir, mas foi uma festa de aniversário surpresa real. Hyunjoo estava muito feliz naquela época. Se os rumores de intimidação fossem verdade, esses vídeos não existiriam.”
-Você já conversou com Hyunjoo?
“Ela sempre dizia que ser um ídolo era difícil e ela não queria ser um ídolo. Ela ficava dizendo que queria ser atriz.”
“Hyunjoo sempre dizia que ficava doente com frequência, mesmo quando ainda não havíamos debutado. Ela perdia muita prática tornando isso difícil para nós. Ela até perdeu duas transmissões de show de música sem se desculpar duas vezes. Ela perdeu o ensaio de 11 de setembro. Naquela época, não podíamos nem tirar fotos de nós entrando na estação e tivemos que entrar pela porta dos fundos. Todos os membros choraram enquanto tentavam praticar com apenas cinco membros no último minuto porque Hyunjoo não apareceu mesmo no ensaio. Essas memórias ainda estão claras até hoje. Hyunjoo disse pouco antes da transmissão ao vivo, ‘Eu ainda deveria me apresentar ao vivo’ e entrou. Depois, não pudemos nos apresentar naquela estação enquanto promovíamos aquela música. Sabíamos que seríamos penalizadas por isso.”
“Quando estávamos promovendo com ‘Tinkerbell’, ela não apareceu durante o Show! Champion. Não sabíamos o motivo pelo qual ela não apareceu mesmo naquela hora. Hyunjoo não apareceu nem mesmo antes da transmissão ao vivo, então o gerente nos disse para voltar para nossos dormitórios. Voltamos para os dormitórios enquanto tirávamos nossas maquiagens e choramos. No dia seguinte, a empresa nos disse que tínhamos que nos apresentar como um grupo de quatro membros, então planejamos a coreografia durante toda a noite. Achamos que Hyunjoo devia estar doente de novo.”
-Você pode explicar o incidente do Kimbap que o irmão mais novo de Hyunjoo mencionou?
“Voltamos depois de um horário e havia um kimbap no banco de trás onde os membros mais jovens se sentavam. Era maio e o kimbap estragou, então fedia o carro todo. Yena é sensível ao cheiro, então ela rapidamente teve uma dor de cabeça. Pedimos a Hyunjoo para parar de borrifar o perfume, mas ela começou a gritar como sempre. Ela gritou tanto que o gerente disse a ela para ficar quieta. Hyunjoo começou a xingar Chaewon, que perguntou para ela se controlar e gritou com Yena, dizendo: ‘Por que você está abrindo os olhos desse jeito?’ Então ela não apareceu na apresentação. Não achamos que ela perdeu o show por causa daquele incidente; apenas pensamos que ela estava apenas doente de novo. Nós nunca mais a vimos depois disso.”
-Por que você acha que isso aconteceu?
“Éramos apenas crianças que foram levadas ao nosso limite quando estávamos na puberdade. Não tínhamos nem celulares e morávamos longe de nossas famílias. Alguns de nós tínhamos apenas 14, 15 anos e não éramos próximas uma da outra durante o curto período de estágio. Não podemos nos aproximar de todos os membros e talvez não quiséssemos nos aproximar. Você não pode ser amiga de todas. Mas isso é tão grande pecado? Todos os grupos femininos devem ser assim, mas tentamos nos esforçar para nos ajustarmos e duramos. Eu acredito que todos os grupos, grupos sênior e trainees nos entenderiam.”
“Havia coisas que nos deixavam chateadas e desapontadas enquanto morávamos nos dormitórios, mas apenas fizemos o que a agência nos disse para fazer. Não tínhamos espaço para cuidar uns dos outros. Começamos a viver em dormitórios diferentes depois de cinco anos e sentimos falta uma da outra e entendemos que somos preciosas uma para a outra. Mas por causa de Hyunjoo, por causa de uma pessoa, April foi arruinada. Não queremos que ela culpe os membros por qualquer dificuldade que ela passou.”
-Quais são seus planos a partir de agora?
“Queremos apenas pedir desculpas a todos os nossos fãs. Todos os membros deram tudo de si, desde a adolescência para fazer do April o que é agora. Houveram algumas curvas, mas suportamos bem. Nenhum dos membros quer que este grupo desapareça por causa do mau nome de ser um grupo feminino ‘agressivo’. Todas as membros sofreram por causa da insinceridade e mentiras de Hyunjoo. Houveran membros que sofreram tanto que quase morreram. Estávamos hesitantes em revelar todos os documentos, mas agora as membros vão explicar com nossas melhores habilidades, e vamos revelar em detalhes tudo o que aconteceu até agora.”
“Sabemos que a polícia decidiu não indiciar o irmão mais novo de Lee Hyunjoo e seu conhecido, que alegou que Hyunjoo foi intimidada. Isso significa apenas que não havia provas suficientes para provar que as alegações eram falsas. Portanto, pediremos uma nova investigação para acusações de difamação causadas por informações falsas oportunas e esperamos que a verdade seja revelada por meio de uma investigação mais profunda.”
-O que aconteceu antes de Hyunjoo deixar o grupo?
“A agência teve consideração por Hyunjoo, achou a vida no dormitório difícil e permitiu que ela usasse seu telefone celular. Eles também a deixaram promover enquanto ia e voltava de sua própria casa. No entanto, foi difícil porque Hyunjoo nos encurralou como criminosas. Durante os preparativos para ‘Tikerbell’ em torno de fevereiro a abril de 2016, Hyunjoo nos fez passar por perpetradores, e as coisas ficaram sérias. Fomos torturadas por isso e pensamos em fazer escolhas extremas todos os dias.”
“Hyunjoo sempre afirmou que roubamos algo. No entanto, olhando as imagens do CCTV, nem tínhamos estado no local. Um dia, Hyunjoo disse de repente que perdeu 100.000 Won. Ela acusou a maknae Jinsol disso porque ela usava o mesmo cômodo que ela, e ela alegou que Jinsol a teria em seus bolsos ou algo assim e vasculhou os bolsos de trás de Jinsol, resultando em ela sentada no chão chorando de vergonha. Ela nos pediu para verificar todas as nossas malas também, então nós o fizemos. Parecia que estávamos sendo despidas. Não tínhamos direitos humanos. Não podíamos aguentar. Verificando o CCTV do dormitório e o CCTV fora do dormitório, não conseguimos encontrar nada parecido.”
“Haviam moletons que eram vendidos em lojas por cerca de 5.000 Won. Era marinho, e todos nós compramos os mesmos, então não sabíamos de quem era. Eu tinha usado os que minha mãe colocou na minha gaveta, mas Lee Hyunjoo disse que era dela. Eu pensei que ela estava brincando, então perguntei por que e ela disse que de acordo com o comprimento, era dela. Eu me tornei alguém que roubou os pertences de outras pessoas novamente, e todos me encurralaram. Não consigo expressar como me sentia naquela época. Achei que enquanto essa pessoa existisse, eu me tornaria uma criminosa. No entanto, coisas assim aconteciam com frequência e, mais tarde, as membros começaram a escrever números ou iniciais em seus pertences pessoais ou roupa íntima. Talvez todos tenham ficado traumatizados. Sempre que dizíamos: ‘vamos comer’, ela dizia que não queria e dizia à agência que a deixamos para trás novamente. Como isso acontecia com tanta frequência, éramos repreendidos pelos agência. Mais tarde, ficamos paranoicas e queríamos comprar uma máquina de gravação.”
-Os membros do April enviaram uma mensagem final para Hyunjoo:
“Por que você está esquecendo as boas lembranças com as membros e só lembrando as lembranças distorcidas… é tão triste. Nossos 7 anos de trabalho árduo acabaram de desaparecer e até mesmo nossas famílias estão sendo criticadas e com muita dor. April recebeu o título de ‘um grupo que inflige bullying’ e mesmo com o passar do tempo, nossas membros ainda vivem com o título de ‘perpetrador de bullying’. Eu quero receber um pedido de desculpas de Lee Hyunjoo por criar esta situação, e eu quero que ela faça as coisas certas novamente com suas próprias mãos.”
Após a entrevista ter ido ao ar, alguns internautas comentaram nas redes sociais a respeito.
Os internautas agora estão especulando que as membros do April provavelmente estão mentindo sobre as outras alegações que fizeram contra Hyunjoo. Muitos deles comentaram, “como eles podem compartilhar aquela foto adesiva como sendo de quando eram trainees quando é óbvio que não eram”, “April está sempre mentindo. Tudo que vem de sua boca é uma mentira”, “Elas estavam dizendo que as fotos dos adesivos são de 2015, mas eram de 2016. Se fossem de 2015, então Somin deveria estar lá também,” “Uau, se elas vão dizer alguma coisa, elas deveriam se esforçar para corresponder ao cronograma, pelo menos, ou ser consistentes no que afirmam…” “Elas continuam dizendo que Hyunjoo era insincero e queria ser atriz, mas eu realmente não entendo. Elas foram as pessoas que fizeram Hyunjoo doente e Hyunjoo continuou promovendo, embora ela não pudesse respirar corretamente, e elas estão dizendo que ela era falsa?” “Se elas estivessem com medo dela, elas não teriam movido intencionalmente a câmera para não mostrar a ela e outras coisas. LOL,” e “O irmão de Hyunjoo e sua amiga foram considerados inocentes…”