O governo coreano declarou que preparou em conjunto um plano para melhorar a proteção dos direitos e interesses de celebridades menores e relatou o fato ao 119º Comitê de Avaliação do Governo. O plano foi levado adiante com a consciência de que, para que a cultura pop e a indústria das artes cresçam saudáveis, é necessário proteger os direitos e interesses dos artistas menores de idade e de outros que são a base para o crescimento da nova onda da cultura K.
Com o filme ‘Parasite’ ganhando o Oscar, dramas coreanos no topo das listas mais assistidas na Netflix e BTS no topo das paradas da Billboard, tem havido um número crescente de indivíduos menores de idade que querem trabalhar na cultura pop e na indústria das artes. Espera-se que esse número aumente junto com o recente aumento na popularidade da cultura K, mas tem havido um aumento nas preocupações com os jovens sendo expostos ao lado ruim da indústria, como atividades fraudulentas exigindo dinheiro e objetos de valor sob o pretexto de uma estreia ou aparecendo na televisão.
Sob os auspícios do Gabinete de Coordenação de Políticas Governamentais, o “Melhoramento e protecção dos direitos e interesses de celebridades menores” está a ser preparado através de consultas com ministérios relacionados, incluindo o Ministério da Cultura, Desporto e Turismo e a Comissão de Radiodifusão e Comunicações , juntamente com associações e organizações privadas. A lei pede a erradicação de atividades ilegais por meio da expansão da divulgação de informações em agências de entretenimento.
Ele adicionará informações de que os aspirantes a celebridades podem consultar o sistema de informação sobre cultura pop e artes, que apenas divulga informações oficiais, como nome da empresa e número de registro da agência. Além disso, o governo revisará suas agências registradas todos os anos e incluirá institutos de entretenimento (como agências de escolas de treinamento) para resolver os pontos cegos no campo do entretenimento.
Além disso, o governo continuará a buscar medidas para reprimir as agências não registradas, incluindo a introdução de policiais especiais, internalizando o cumprimento do sistema de restrição de emprego para criminosos sexuais e impondo multas a eles.
Nos estágios de entrada e de contrato, práticas de auditoria transparentes e justas serão estabelecidas e contratos injustos serão evitados aumentando a utilização de contratos padrão. O governo fortalecerá a proteção aos menores preparando contratos padrão para apresentações na transmissão dessas celebridades menores de idade e aumentará a utilização real revisando e complementando os contratos padrão para outros artistas da cultura pop a cada três anos.
Durante a fase de estreia e promoção, o governo fortalecerá a proteção de celebridades menores de violações de seu direito ao descanso, direito de estudar e atividades ilegais, como assédio sexual e agressão sexual. Eles também protegerão as celebridades menores de idade do trabalho duro, como excesso de trabalho e filmagem noturna por longos períodos de tempo. Diretrizes específicas sobre a proteção do direito de celebridades menores de descanso e estudo, declaradas pela “Lei da Indústria da Cultura Popular”, serão preparadas e aplicadas em conformidade.
Em particular, o governo planeja estabelecer diretrizes para a transmissão de produção padrão para grandes emissoras para proteger os direitos e interesses de celebridades menores de idade. Por fim, o aconselhamento será estendido a aconselhamento psicológico para celebridades que sentem incertezas sobre o futuro, estresse de serem expostas a atividades sociais no início da vida e preocupações em desistir de sua estreia para que celebridades menores de idade e estagiários possam receber o suporte psicológico e emocional adequado eles precisam.
O governo verificará o progresso detalhado de cada ministério no plano de melhoria semestralmente para que essas medidas possam melhorar a proteção dos direitos e interesses de celebridades menores de idade sem nenhum obstáculo no futuro.