Se você é fã de Kpop, sabe que uma das coisas mais legais são as coreografias super elaboradas e sincronizadas que os grupos apresentam em suas performances. Por isso, fizemos uma lista com as 10 coreografias mais icônicas do Kpop para você relembrar e se encantar!
Começando com o clássico “Sorry Sorry” do Super Junior, que fez sucesso em 2009 e até hoje é uma das coreografias mais conhecidas e imitadas.
Não podemos deixar de mencionar também “I Am the Best” do 2NE1, que é um hino feminista e tem uma coreografia super marcante e poderosa.
Outra coreografia que marcou a história do Kpop é “Growl” do EXO, que foi a primeira vez que um grupo apresentou uma coreografia em uma só tomada, sem cortes.
E quem não se lembra de “Fantastic Baby” do BIGBANG, com seus looks extravagantes e passos super divertidos?
Já em “Bang Bang Bang” do BIGBANG a coreografia inclui um movimento de dança chamado de “finger tutting”. Esse movimento é uma técnica de dança de origem egípcia que envolve movimentos fluidos e precisos dos dedos das mãos, criando formas e gestos complexos. O “finger tutting” na coreografia de “Bang Bang Bang” acrescenta um elemento de destaque e sofisticação à performance, mostrando a habilidade dos integrantes do BIGBANG.
“Mirotic” do TVXQ, a letra original em coreano era considerada um pouco ousada demais para o público, então eles lançaram uma versão em japonês com uma coreografia diferente.
Já em “Bad Boy” do Red Velvet, a coreografia foi inspirada em um movimento de uma música da Janet Jackson dos anos 90, mas foi adaptada para o estilo do grupo.
Já a icónica coreografia de “Gee” do Girls’ Generation foi inicialmente considerada difícil de executar pelas integrantes do grupo. O movimento de dança mais icônico da coreografia é o “crab dance”, que envolve as integrantes se agachando e se movendo de um lado para o outro como se fossem um caranguejo. Esse movimento foi criado pela coreógrafa Rino Nakasone, e as integrantes do Girls’ Generation tiveram que praticar bastante para conseguir executá-lo com perfeição.
E em “Blood Sweat & Tears” do BTS, os membros tiveram que treinar muito para conseguir executar a coreografia em salto alto!
E não podemos falar sobre coreografias icônicas do K-pop sem mencionar o fato de que o primeiro dance practice de um grupo de K-pop foi feito pelo SHINee em 2008 com a coreografia de “Replay”. Foi um marco na história do K-pop e influenciou a forma como os grupos de K-pop praticam e apresentam suas coreografias até hoje. O SHINee é conhecido por ter coreografias complexas e sincronizadas, o que contribuiu para o sucesso do grupo na indústria musical.