Com filmagens em 4k o projeto idealizado pelo Centro Cultural Coreano Brasil nasceu durante a pandemia do COVID-19 e visa levar mais cultura e entretenimento para as pessoas que não podem sair de suas casas.

Durante a live foi possível ver que as ruas iluminadas de Hongdae se tornam palco para cenário artístico da capital Seul

Em meio a pandemia, uma das principais restrições ocorreu para o setor do turismo. Ser impedido de ir e vir causou frustrações em todas as nações ao redor do mundo. Pensando nisso, o Centro Cultural Coreano Brasil criou o projeto “Tour pela Coreia“, uma série de lives guiadas em 4K e narradas para mostrar as belezas reais da Coreia do Sul, mesmo durante todo o isolamento social. O destino escolhido para protagonizar o segundo episódio do projeto foi o bairro mais badalado do país – Hongdae. 

A live da última quinta-feira (03 de setembro) mostrou a realidade do bairro universitário de Hongdae, o local mais boêmio de Seul – Capital da Coreia do Sul. Em meio a aspirantes do mundo K-pop, música, dançarinos desconhecidos, clubes, cafés e muita moda, o bairro também é um local de exposição de obras, sendo o mais conhecido point para a divulgação de diversos tipos de artes sul-coreana. 

A diferença deste projeto para outras lives disponíveis no Youtube acontece no tipo de gravação utilizada, pois além de ser em alta resolução, ainda apresenta os mínimos detalhes da cidade e traz a sensação de estar dentro da filmagem. A mesma é produzida em modo de realidade virtual, trazendo ao internauta a impressão de caminhar junto com a câmera por todo o trajeto das ruas de Hongdae.

Com a ideia de levar um pedacinho da real Coreia para cada casa, mesmo que de forma virtual, o CCCB inova, mudando completamente a maneira que conhecemos as lives. O momento que vivemos é uma fase atípica, mas o desejo de viajar e conhecer novas culturas move nações. Por isso, o Centro Cultural Coreano Brasil quer divulgar ao máximo esse projeto, pois não se trata de apenas mais uma Live, mas sim de movimentar sonhos.

Sobre a próxima Live:

Vista pelas ruas do bairro tradiconal de Bukchon Hanok Village

A live desta quinta-feira (10 de setembro) irá mostrar a beleza arquitetônica de uma era. As  tradicionais casas coreanas, chamadas hanok, são um estilo de construções datadas da dinastia Joseon, que durou de 1392 a 1910. Uma das curiosidades sobre o bairro e que atrai turistas do mundo inteiro, é a possibilidade de utilizar o hanbok, tradicional veste coreana, durante passeio, que pode durar de 1 a 3 horas. Durante o passeio guiado ainda será possível ver: os cafés, as tradicionais casas de chá e até guests houses, que possibilitam aos hóspedes a experiência de poder dormir em uma verdadeira e típica casa coreana. 

A diferença deste projeto para outras lives disponíveis no Youtube acontece no tipo de gravação utilizada, pois além de ser em alta resolução, ainda apresenta os mínimos detalhes dos bairros da capital e traz a sensação de estar dentro da filmagem. A mesma é produzida em modo de realidade virtual, trazendo ao internauta a impressão de caminhar junto com a câmera por todo o trajeto das ruas de Bukchon Hanok Village.

“Eu assisti a primeira e a segunda Live. Conheci boa parte da cultura coreana através do Kpop, e eu não sabia que existiam tantos lugares e curiosidades sobre Seul. Foi uma grande surpresa e eu não vejo a hora de assistir aos próximos episódios”, diz Fabíola Ramos, brasileira morando na Califórnia, Estados Unidos. “Foi ótimo poder ouvir uma Live em português, pois boa parte do conteúdo disponível na internet sobre a Coreia é em Inglês. Isso com certeza, fez toda a diferença para que pudesse me sentir em casa e viajando ao mesmo tempo”

Live dia 10 de setembro às 19 horas – Bukchon Hanok Village com narração e participação da Karina Andrade, jornalista e repórter da rádio MixFm.

https://youtu.be/zyL2-6wjK1Y

Sobre o Projeto Tour Pela Coreia:

Com as restrições no turismo causadas pela pandemia de Covid-19, o Centro Cultural Coreano Brasil elaborou o projeto “Tour pela Coreia”, que possui como principal objetivo ser a opção mais segura para conhecer os pontos turísticos mais famosos da Coreia do Sul de forma realista e sem sair de casa. A ideia é levar um pedacinho da real Coreia para cada casa, mesmo que de forma virtual, o CCCB inova, mudando completamente a maneira que conhecemos as lives. O momento que vivemos é uma fase atípica, mas o desejo de viajar e conhecer novas culturas move nações. Por isso, o Centro Cultural Coreano Brasil quer divulgar ao máximo esse projeto, pois não se trata de apenas mais uma Live, mas sim de movimentar sonhos.

Ao todo o projeto possuirá 6 lives ao vivo, que ficarão disponíveis no YouTube para o público, transmitidas em full HD pelo canal do Centro Cultural Coreano Brasil. Cada transmissão mostrará detalhes nunca antes vistos em regiões do país. Na live do dia 10 de setembro, que irá ao ar às 19 horas, o CCCB guiará os internautas pelas ruas do tradicional bairro de Bukchon Hanok Village (북촌한옥마을), a região das tradicionais casa coreanas, chamadas hanok, estilo de construções datadas da dinastia Joseon, que durou de 1392 a 1910.

Sobre o Centro Cultural Coreano Brasil:

Desde 2013 o Centro Cultural Coreano Brasil tem como objetivo apoiar o intercâmbio cultural entre os países, trazendo para o público brasileiro informações concisas, cursos da língua coreana, aulas de Taekwondo e culinária, eventos musicais e exposições sobre diversos temas envolvendo a Coreia do Sul. 

Em suas redes sociais, especialmente no Youtube, no canal do Centro Cultural Coreano (kccbrazil), que já existe há mais de 4 anos e atualmente conta com mais de 8 mil inscritos, é possível acessar conteúdos didáticos e divertidos sobre: culinária, esportes, Kpop, língua coreana, festivais da cultura e muito mais. 

Lives já transmitidas e disponíveis no Youtube:

Insadong

https://www.youtube.com/watch?v=fIKh4IClJKw

Hongdae

https://www.youtube.com/watch?v=dg7h6PVuKOY