Por Ana Paula Tinoco
Kang In-ho é um professor de artes desempregado que aceita uma oferta de trabalho em uma escola para surdos localizada em Gwangju, na Coreia do Sul. Em um ambiente hostil, ele encontra crianças assustadas, com comportamento suspeito e logo se depara com cenas de violência dos professores para com alguns alunos.
Com o passar dos dias, ele logo descobre que os crimes ali cometidos vão muito além das agressões físicas e que crianças estão sendo molestadas e estupradas na instituição. Decidido a dar um basta, com a ajuda de Seo Yoo-jin, uma ativista dos direitos humanos, Kang In-ho realiza a denúncia e uma investigação é instaurada. A descoberta traz à tona que seis professores, incluindo o diretor da escola, molestaram e estupraram cerca de nove crianças.
O que parece ser uma obra de ficção de uma mente doentia na verdade é uma história real. Os crimes, que aconteceram entre 2000 e 2003, foram descobertos e julgados em 2005. Os réus foram sentenciados a penas que causam revolta, alguns professores voltaram a lecionar na mesma escola. E somente após o lançamento do filme que os olhos se voltaram novamente para o caso e medidas mais severas foram tomadas.
Com um pegada social de denúncia, Silenced (Dogani, no original) tem um título sugestivo: ele retrata a vulnerabilidade das vítimas e a negligencia das autoridades perante os crimes.
Com leis arcaicas, o filme que é uma adaptação do livro “Dokani “do escritor Kong Ji-Young (2009), mostra que em uma sociedade comandada pela igreja, dinheiro e influência pessoas dotadas destes três poderes podem se safar de qualquer coisa.
Estrelado por Gong Yoo e Jung Yu-mi, ator e atriz entregam um belo trabalho. Mostrando medo, angustia, dor e revolta com apenas expressões faciais, o destaque são as crianças que interpretaram as vítimas.
Com uma fotografia escura e fria que casa perfeitamente com o cenário às vezes sujo e grotesco, às vezes inerte e opaco, temos o retrato perfeito do que estamos prestes a ver: uma história macabra e revoltante, que causa mais raiva e asco quando percebemos que vítimas de violência sexual serão sempre silenciadas e marginalizadas. Escrito e dirigido por Hwang Dong-Hyuk, Silenced é um filme que precisa ser visto e discutido por todos e por todo o mundo.