Por Ana Paula Tinoco

 

Desde que George A. Romero deu popularidade aos zumbis em seu clássico, de 1968, A Noite dos Mortos Vivos, o mundo não foi mais o mesmo. E não importa se eles estejam dançando (Thriller Michael Jackson), correndo (Guerra Mundial Z), sendo funcionais (In The Flesh ou Santa Clarita Diet) ou se movimento lentamente (The Walking Dead), é possível encontrar as criaturas em todas as plataformas de entretenimento, beijo Resident Evil.

 

O foco desta review é o filme sul-coreano, lançado em 2016, estrelado por um dos reis do K-drama, Gong Yoo. “Train to Busan”, que no Brasil ganhou o título de “Invasão Zumbi”, conta a história de Seok – Woo (Gong Yoo), um pai distante e ausente que precisa levar a filha Soo – Na (Kim Soo-Ahn) até a casa da mãe às vésperas do aniversário da criança.

 

A viagem, que tinha como único problema o distanciamento emocional entre pai e filha, tem uma reviravolta quando os passageiros começam a atacar uns ao outros em episódios de raiva violentos e sangrentos sem nenhum motivo aparente.

 

Precisamos exaltar o trabalho do diretor Yeon Sang-ho que soube usar o cenário, que para muitos seria limitado, a seu favor e construir gradativamente a narrativa, fazendo com que o roteiro avançasse a medida em que o trem passava de estação a estação até chegar ao seu destino.

 

Com boas cenas de suspense, Train to Busan tem todos os ingredientes do gênero: fundo pré-apocalíptico, dramas morais, alivio cômico, personagem que você aprende a amar, personagens que você torce para que sejam devorados por uma horda de zumbis e um final impactante. No entanto, a história não peca por excesso, pelo contrário, com todas as pontas costuradas entre os trilhos pelos quais o trem se movimenta, Train to Busan é um frescor em um gênero que já se encontra tão saturado.

 

E ressalto um ponto importante: como todo bom filme de terror/suspense sul coreano, não se apegue a personagens. Porque a única coisa certa é que a morte está à espreita e pode embarcar em qualquer estação e qualquer um pode ser sua vítima.

 

O longa conta, também, com os atores Ma Dong-seok (Os Eternos), Choi Woo-shik (Parasita) e Jung Yu-mi (Silenced).