Aproximadamente um dia após as reportagens das decisões dos membros do SONAMOO Nahyun e Sumin de entrar com uma ação legal contra a TS Entertainment, a gravadora realizou uma declaração oficial.

Leia a declaração da TS Entertainment abaixo:

“Olá, aqui é a TS Entertainment. Entregamos nossa declaração oficial sobre o SONAMOO.

Em agosto, os membros do SONAMOO, Nahyun e Sumin, apresentaram uma ação solicitando a validação de seus contratos exclusivos com a TS. Esses dois membros optaram por tomar essas medidas sem qualquer discussão conosco ou com os membros e, até o dia anterior ao recebimento da documentação referente a esse processo, os dois membros treinaram como se nada fosse o problema. Mas imediatamente após esse dia, eles cortaram todo o contato com os demais membros do SONAMOO.

Tais ações causaram grandes danos aos membros restantes do SONAMOO, que queriam proteger o nome de seu grupo, e também causaram danos às promoções do grupo como um todo, incluindo planos de preparação de álbuns, agendas, eventos, obrigações de recompensa do Makestar etc.

Depois de discutirmos o futuro do SONAMOO com os membros restantes e seus pais por um longo tempo, combinamos isso para que o SONAMOO continue como 5 membros.

Além disso, planejamos tomar ações legais estritas contra os dois membros que estão causando problemas egoístas. Finalmente, sentimos muito desculpas por causar preocupação àqueles que amam nossos artistas, e prometemos apoiar as promoções consistentes dos membros do SONAMOO com nossos maiores esforços. Obrigado.”

Sumin, ex Sonamoo.

Em 24 de setembro, Sumin compartilhou através de seu Instagram: “Nahyun e eu pensamos que, como nunca recebemos nenhuma forma de pagamento desde nossa estreia, queríamos ver registros claros de nossos ganhos e dividi-los entre os membros a partir deste ano. O motivo pelo qual solicitamos à empresa que nos mostrasse declarações de ganhos; no entanto, elas apenas nos mostraram pequenas porções “

Sumin continuou: “Quando analisamos os documentos parciais que a empresa nos forneceu, sentimos que eram evidências apontando o fato de que grandes quantidades foram omitidas e, portanto, solicitamos uma verificação legal desses documentos. Se conseguirmos confirmar a declarações completas e corretas, expressamos abertamente que queríamos continuar promovendo como membros da SONAMOO como antes, apesar disso, a empresa falhou em nos mostrar a declaração completa conforme solicitamos e apenas nos tratou como se estivéssemos causando problemas … Não cortamos o contato com o gerente ou o rótulo”.

Por fim, Sumin revelou: “Também sofremos as severas condições que muitos ídolos que enfrentam disputas legais com seus rótulos enfrentam. Sofremos ameaças de que nossa energia e água sejam cortadas, e experimentamos ser expulsos de nossos dormitórios. Quero sinceramente me desculpar com os fãs, pois talvez não consiga continuar promovendo o SONAMOO com o resto dos membros, bem como por causar preocupações, mas essa foi uma decisão que tomei após um longo debate.”